Morar na Suécia! Sveriges Nationaldag!

Oi, Pessoas lindas!






Para comemorar o Dia Nacional da Suécia, Nós, Blogueiros Brasileiros na Escandinávia, estamos fazendo uma blogagem coletiva, onde cada blogueiro apresenta um post sobre a vida na Suécia.


Morar na Suécia para mim é maravilhoso! Aqui com toda certeza tenho uma qualidade de vida que jamais teria no Brasil. 
Nesses dois anos e meio na Suécia passei por muitas dificuldades de adaptação tanto com a cultura, quanto na comunicação e pensei em muitos momentos desistir de tudo, mas nos dias atuais agradeço por ter sido tão forte e ter passado por tudo isso e não ter desistido. Ter tido paciência e esperança que as coisas iriam melhorar. Agradeco ao meu sambo também pela paciência e por sempre estar me apoiando. 

A vida é mais fácil aqui depois de dois anos e meio, até porque tudo daquilo que no começo era super novidade, já se tornou comum e aos poucos você vai aprendendo como as coisas funcionam, regras, cultura e tudo mais e se supõe que você também esteja falando mais sueco, não que você seja fluente, mas você consegue entender e responder muito mais coisas do que no início de tudo.

Pra mim, eu acho que a única coisa que ainda vai me surpreende muito durante muito tempo aqui na Suécia é a beleza desse país. A mudança das estações e a beleza de cada uma delas. É algo simplesmente incrível aos meus olhos.

Morando com um sueco eu aprendi não somente a saber como funciona um casamento, mas também amadureci muito como pessoa. Tive que enfrentar as diferenças culturais e aprender a entender novas percepções. 
Evolui muito quando aceitei que era uma "criança" novamnete e que estava aprendendo tudo outra vez. Quando me permitir aprender de tudo e dar novas chances a coisas que eu jamais pensei em testar, foi quando amadureci ou evolui, não sei como explicar ao certo, mas entender isso foi fundamental.

Já tinha entendido desde a minha mudança que eu não começaria pelo o topo, como muitos pensam que acontecerá chegando aqui. Eu entendi que eu teria que aprender o idioma e que isso ia levar tempo e que eu teria talvez que aceitar alguns trabalhos que não tem nada haver com a área que trabalhava no Brasil para conhecer pessoas, evoluir e achar o meu lugar aqui na Suécia. Aceitei até prática não remunerada e não me arrependo nem um pouco disso. 
Conheci muita gente legal, aprendi muito sueco e ainda ganhei referência profissional. Na Suécia eu passei a ser uma pessoa muito mais positiva! Precisamos ser, pois as dificuldades são muitas no início, principalmente se vc não fala inglês e não consegue se comunicar de nenhum modo.

Na Suécia eu aprendi até a cozinhar alguma coisa para comer, para não morrer de fome. Isso por que meu sambo é hiper carnívoro e eu vegetariana, então nem tudo que ele faz funciona para mim rsrs
#saudadesdacomidademainha

Me lembro de  todos os micos que passei aqui, como dizer a palavra "Fitta"  que significa "piriquita" em sueco, em vez de usar Tejp, que é usado quando você quer dizer "fita adesiva". 
Quem nunca? rsrs Por favor não me deixem sozinha! hahahaha

Lembro a primeira vez que fui pegar um ônibus aqui em Dalarna e dei o braço para ele parar, mas ele passou direto e eu tive que fazer o caminho andando, pois o próximo ônibus só passaria depois de uma hora. Quando cheguei em casa meu sambo me explicou que dar o braço significa que eu não iria pega-lo. 
Aqui os ônibus param só por você estar na parada de ônibus. 
Outro mico foi me levantar com um certo tempo de antecedência para descer do ônibus, normal  no Brasil, mas aqui não é necessário, pois o ônibus para e espera você sair. Sem pressa ou estresse.

Quando cheguei na Suécia eu achava que usar o aspirador de pó e a máquina de lavar os pratos, eram coisa de pessoas preguiçosas, hoje NÃO CONSIGO VIVER MAIS SEM! rsrs

Meu paladar mudou muito nesse tempo aqui, quando eu cheguei, eu não gostava de chá, nem de café, mas depois de tantas Fikas, me permiti provar diversos tipos de café e hoje não vivo mais sem! rsrs 
Doces suecos nunca foram meu forte, não acho que são os mais deliciosos do mundo, mas amo kladkaka, Princess tårta, que eram doces que eu não comia no início. Amo os chocolates suecos, mas infelizmente ainda não achei nenhum doce "godis" que goste. 
 
Me sinto muito feliz na Suécia, pois por ser vegetariana desde criança, aqui não tenho nenhum problema de achar comida nos estabelecimentos. É um paraíso. 
Sem contar que quando eu cheguei na Suécia provei alguns vinhos e achei que eles estavam estragados hahahahaha até porque só tinha provado vinhos muito baratos no Brasil e os queijos mais baratos do mercado também.

Morando aqui também eu desencanei muito dessa coisa de ter que estar sempre com os cabelos arrumados e unhas feitas e tudo isso que a gente está acostumado a fazer no Brasil. Aqui posso respirar e fazer as coisas que sinto vontade no meu tempo ou quando tenho saco, aqui ninguém fica te olhando se você está sem maquiagem ou coisas do tipo, pra mim é maravilhoso porque nunca fui muito vaidosa, sempre fui mais "moleca". Me sinto livre!

Uma tradicão que para mim não faz muito sentido aqui na Suécia é o Midsommar. A suecada fica feliz da vida e é uma super comemoracão aqui na Suécia. Eu até entendo a tradicão, lógico, longos meses sem sol, sem calor e tudo mais, mas para mim brasileira que vim de um lugar onde o inverno está sempre por volta de 24 graus e onde tem sempre luz, uma festa para comemorar o meio do verão...hum...não sei...pra mim é meio "nada haver"! rsrs
Mas lógico, respeito a tradicão deles, mas infelizmente ainda não sinto a empolgacão que eles sentem. Acho gostoso o verão, principalmente o sueco que é tão encantador. Para mim verão na Suécia significa deixar as jaquetas em casa, significa janelas abertas, vitamina D, suecos mais felizes e sociáveis e uma estacão do ano chamada verão. Essa emocão de comemorar o midsommar ainda não chegou para mim, talvez eu tenha que esperar mais alguns anos.
E penso também por outro lado, como explicar para um sueco a emocão do carnaval? Acho que é a mesma coisa, é uma questão de tradicão mesmo. Não tem jeito. Espero que vocês consigam compreender o que eu tentei escrever e não me levem a mal. =D

Existem muitas coisas que são super engracadas para os suecos que não são para mim como brasileira e vice-versa, é uma questão cultural e vai sempre ser assim e é isso que torna tudo tão rico. Essa troca cultural é maravilhosa, pois ao mesmo tempo que ensinamos, nós aprendemos e nos adaptamos.

Bem gente, por hoje é só!
Não sabia ao certo o que escrever nesse post, mas vejam vocês sairam algumas coisas aleatórias que talvez eu nunca tenha compartilhado com vocês.
Hoje está fazendo um dia muito bonito aqui para ficar escrevendo!
Desejo a vocês um ótimo dia nacional da Suécia! 

E para aqueles que moram aqui na Suécia mais não conseguem enxergar as qualidades desse país maravilhoso e não sem defeitos que é a Suécia, que regressem aos seus países de origem. Deve ser muito triste viver em um lugar que não te faz bem. Pensem nisso! 

Grattis, Sverige!!!!!!!!!!!







E para você que está interessado em ler outros posts da postagem coletiva, podem clicar nos links abaixo:

Blog: Viajar pela Europa - Tema: Motivos pelos quais eu amo morar na Suécia Link:   viajarpelaeuropa.eu/amo-morar-na-suecia/   

Blog: Cha de Amenidades - Tema: Dia Nacional da Suécia: Uma nova etapa em terras "Vikings"! Link:  chadeamenidades


Blog: Morando na Suécia - Tema: Três anos na Suécia:  uma reflexão sobre como tudo tem sido desde a minha mudança  Link:   morandonasuecia.com 


Hej då!









Comentários

  1. Nossa Rafa adorei!!! Acho que cada um vive uma experiência diferente aqui, mas as percepções muitas vezes são as mesmas.. Me identifiquei muito no seu texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Priscila!
      Eu também penso o mesmo que você, as experiências são diferentes, mas no final as percepcões acabam sempre se encontrando de alguma forma!
      Obrigada por ler :)

      Abracos
      Rafaela

      Excluir
  2. Sabe que eu me veria escrevendo este post? Hahaha! É praticamente 100% da minha visão sobre a Suécia! Muito bom mesmo o post, Rafaaaa!!!
    Vem pra cá logo pra gente se conhecer!
    Beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha que legal saber que pensamos parecido :)
      Muito obrigada pelos elogios!
      Quero muito conhecer você, espero que isso possa acontecer em breve!

      Beijão
      Rafaela

      Excluir
  3. Gostei de ler e me identifiquei com alguns pontos. Acho que se fosse brasileira (e não portuguesa) me teria identificado com todos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Joana que você se identificou um pouco!
      Fico muito feliz! :)

      Beijos
      Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.